quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Utilizando fralda descartável na ostomia

Olá

Estou criando este blog para ajudar papais e mamães de bebês ostomizados que não se adaptaram às bolsas de colostomia.

Esta "técnica" aprendi com uma mãe que conheci através do orkut, a Aparecida, mamãe do Vitor. Adaptamos à nossa realidade, com nossa filha e aconselho você a fazer o mesmo. Aprenda, teste, crie e adapte às necessidades do seu bebê. Existem variações que aos poucos vou comentando.

Passo 1:
Corte uma fralda descartável ao meio e coloque uma fita crepe na parte cortada, conforme foto abaixo.
Comentário: O tamanho da fralda dependerá do tamanho do seu bebê. Quando minha filha era recém nascida, cortávamos uma fralda P em 3. Conforme ela foi crescendo, tivemos que cortar em 2 partes. O tamanho da fralda que compro para a ostomia é um tamanho maior do que ela está usando. Por exemplo: hoje em dia ela utiliza a fralda M e a fralda que utilizo para a ostomia é a fralda G.

Nós compramos um pacote de fraldas e já deixamos todas cortadas para facilitar a troca. Eu prefiro comprar a fralda da melhor qualidade que existe para colocar no local da ostomia, pois absorve melhor. Mas isso vai de cada um.

Passo 2:
Passar bastante pomada ao redor da ostomia. A pomada vai da sua preferência.
Existem as pomadas próprias para ostomizados (barreira), mas eu só uso as vezes. No início as usava em todas as trocas, mas com o tempo verifiquei que dá para usar uma pomada normal para bebês. De tempos em tempos eu mudo a marca, pois a pele da minha filha acostuma.
É muito importante passar óleo hidratante. Aquele que se usa para escaras. O mais famoso é o Dersani, mas qualquer outro existente no mercado (do mesmo tipo) é válido. O Dersani é o mais caro, eu compro de outra marca e faz o mesmo efeito. Assim a ostomia estará sempre hidratada e a pele do bebê também.


Passo 3:
Coloque a fralda cortada em cima da ostomia.
Comentário: Há pessoas que colocam um algodão com o óleo como uma das formas a seguir:

- entre a fralda cortada e a pele
- ou sem a fralda cortada, somente com o algodão.
Mas eu não me adaptei desta forma. Experimente e veja como você prefere.



Passo 4:


Coloque a fralda descartável na parte de baixo, como qualquer outro bebê utiliza, prendendo a fralda cortada (entre a ostomia e a fralda). No início eu apenas colocava a fralda de dentro e nunca caia... Mas conforme a minha filha foi crescendo, comecei a prender com fita crepe, pois ela se mexe tanto que se não prendermos, a fraldinha cai. Você tb pode utilizar fita dupla face para prender. Mas eu não me adaptei a isso.


Bem, é desta forma. Só colocar a roupinha e trocar a fralda sempre que sujar.


O cirurgião da minha filha elogia sempre esta forma como fazemos, diz que é mais higiênico.


Eu procuro sempre utilizar "bodies" na minha filha, pq assim não corre o risco da fraldinha soltar. Fica bem mais presinho.


Eu sofria muito com as bolsas, pois achava que agredia muito a pele da minha filha. Depois que comecei a usar esta "técnica" nossa vida mudou e demos qualidade de vida à ela também, pois ela sofria muito. Vale dizer que tentei incansávelmente, tive orientação de duas estomaterapeutas, me informei muito, mas não consegui.


Mas conheço muitas pessoas que se adaptaram às bolsas, como eu escrevi acima, escolha o que for melhor para O SEU BEBÊ!!!!!!!!

69 comentários:

  1. Adorei as orientações ! Você é uma pessoa muito abençoada por Deus, você sempre esta tentando ajudar as pessoas. Te adoro !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Renata...Adorei a idéia do blog. Respeitei a sua atitude no início de me pedir para falar sobre a ostomia só por depoimento no orkut lembra? rsss Que bom vc falar abertamnte sobre isso voce vai ajudar a muitas fampilias que podem estar passando por esse momento em suas vidas. Obrigada por contribuir para a vida de nós ostomizados. Um beijo grande pra vc e Para Nat.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Adorei seu blog. O meu bebe se adaptou muito bem com a bolsinha da convatec ai nao mudei mas é sempre bom ter novas ideias ate mesmo porque estas bolsas faltam muito nos postos de distribuiçao. O meu bebe Luiz Henrique vai fazer a reversão dia 09/06 espero poder ajudar dando informaçoes assim como vc. Beijos que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi
      mande noticias sobre seus baby
      bjus!!!

      Excluir
    2. vc poderia me ajudar a minha bb ja nao usa mas fralda e nao keria colokar o saco vc tem alguma dica por eu uso de adulto nela como absorvente e da volta na costa e com esse calor judia muito dela

      Excluir
  4. gostei muito das informaçoes que obtive em seu blog. poderia colocar mais imformaçoes sobre o uso de fraldas em lugar das bolsas.

    ResponderExcluir
  5. OI MEU BEBE TEM 2 MESES NASCEU CO ANUS IMPERFURADO EU TBEM FAÇO COMO VC UTILIZO A FRALDINHA POR CIMA DA OSTOMIA E UMA OUTRA PRA VESTI NORMAL,ELE CHEGO A UTILIZA A BOLSA SO UMA NOITE QDO ESTAVA NA UTI AKI EM CAMPO GRANDE MS,MAS COMO FERIU A PELE DELE A CIRURGIA PEDIATRICA RECOMENDO A FRALDA NA OSTOMIA EU ACHEI BEM MELHOR DO QUE A BOLSA,FAÇO COMO VC PASSO BASTANTE POMADA NO REDOR E O OLEO EU COLOCO NA FRALDA DA OSTOMIA,TBEM SEMPRE USO "bodies" PRA SEGURA.ADOREI O SEU BLOG FELICIDADES PRA VC E PARA O SEU BEBE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem?! Meu nome é Iris, moro em Campo Grande/MS..tbm tenho um bebê que tem colostomia e estou com dificuldades em relação as bolsinhas, como você tbm é da cidade gostaria que você me ajudasse, se possivel, esclarecendo minhas duvidas e me ensinar a questão de usar fraldas, pois pelo blog ainda sim fico um pouco vago. Desde ja agradeço...e aguardo um retorno posso passar meu celular pra voce entrar em contato ou pegar o seu.

      Excluir
    2. Se puder me envie um email p/ conversarmo melhor iriscaioba@gmail.com

      Excluir
    3. Olá gnt vocês não sabe o alivio que sentir quando ele li essas mensagens de vocês meu filho tem 6 meses e nasceu com o "Anus Imperfurado " já sofri muito achando que isso só aconteceu com ele ... fiquei bastante aliviada quando vi o blog , queria saber mas a respeito da alimentação ele tem a colostomia desde do 2 dia de vida , coloquei a bolsa mas irritou bastante a pele dele preferi tira então uso . Fralda corta e Gases .
      1 Passo primeiro pomada em volta a colostomia
      2 pego um pouco de gases e passo Vaselima em Pomada
      3 coloco a gases em cima da colostomia
      4 passo a fralda cortada por cima e prendo com a outra.
      Porfavor entrem em contato comigo gostaria de saber mas sobre o assunto
      FACE https://www.facebook.com/amanda.tavarees.904
      EMAIL : mandinha.tavares@live.com

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Olá Amanda, meu filho tem 16 dias e tbm nasceu com o ânus imperfurado, está com a colostomia mas tbm não estou me adaptando a bolsinha e vou tentar o uso da fraldinha!A dra vai fazer a reversão e reconstruir o ânus do bb! Seu bb chegou a fazer a reversão?? Conte-me um pouco da história do seu bb por favor... estou desesperada! Bjos

      Excluir
  6. Olá adorei sua coragem, meu anjinho também está com o intestino pra fora, eu utilizo a bolsinha de colostomia da convatec, ele se adaptou bem, sei como é dificil falar sobre isso, pois sofro muito com o meu pequeno anjo.... ele é prematuro e já faz quase dois meses que esta utilizando a bolsinha..... se Deus assim permitir no dia 02/09 meu amor vai fazer a cirurgia e colocar o intestinho de volta ao seu lugar........... Que Papai do Céu abençoe cada um desses anjinhos bem como cada mamãe e papai...............OBRIGADO

    ResponderExcluir
  7. ola adorei esse blog,tambem tenho bbs colostomizados são gemeos siameses eles vão fazer cirurgia de separação dia 19 de novenbro els tem o anus e perfurado e ainda nçao sabemos se vão perfurar na cirurgia.Uso as bolsas coletoras depois da separação deles vou tentar esse metodo.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Simone!
      Espero que esteja tudo bem com seus bebês. Dê notícias!

      Excluir
  8. Ola adorei seu blog, atraves dele passamos a utilizar a fraldinha tbem....ele usou somente na UTI, nasceu prematuro, e com anus perfurado muito minusculo e falda um pedacinho do intestino para completar e chegar até o reto....fez a cirurgia dia 28 de novembro e foi um sucesso...a cd vez que voltamos so cirurgiao ele elogia a tecnica, e como esta a ostoma...integra a pele integra, agradeço a Deus por vc ter tido a coragem de passar sua experiencia para um blog e assim....ajudar varias familias.....Peço a Deus sempre pela sua coragem pelos nossos anjinhos, e que Deus nos de força para continuar....logo,logo, meu anjinho ira fazer a cirurgia de reversão, não vejo a hora disso acontecer....Pois por mais cuidado que se tenha sei que ele sofre com desconforto, dor, enfim. E nos ainda mais....Novamente Muito Obrigada, Que Deus os abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me escreva para que possamos conversar melhor: renatac.psi@gmail.com

      Excluir
    2. Oi queria muito sabe mas a respeito tbem tenho um filho com o Anus impefurado .
      mandinha.tavares@live.com
      VAMOS CONVERSAR

      Excluir
    3. Seu bb já fez a reversão? Conta como foi por favor! Meu bb tbm nasceu com o ânus imperfurado e daqui 2 meses a dra quer fazer a reversão.

      Excluir
  9. oi Débora,minha menina hoje completa 19 dias de vida e 17 de uso de bolsinha,pois eu não consigo me adaptar as bolsinhas é tudo muito complicado pra mim,muito sofrido..a bolsinha nunca cola,vaza todo o coco,assa toda ela...enfim...dói muito pra mim e acredito q pra ela tbm.. Vou seguir seu conselho e se não for pedir muito queria mais informações,dicas. A pele não vai assar se deixar só a fraldinha? Comprei o Dersani hidrogel pra passar na pelezinha dela pois o Clavilon 3M (indicado pelo Cirurgião) não consegui encontrar.Muito obrigada pela ajuda e uma boa sorte pra nós e para os nossos anjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clara!
      Me escreva para que possamos conversar melhor!
      renatac.psi@gmail.com

      Excluir
    2. bom dia clara.
      quando meu filho esta apenas com a fraldinha uso qualquer pomada para assadura mesmo, se estiver MUITO assado, jogo um pouco do PÓ STOMA PODWER fornecido tambem pelo hospital darcy vargas(no morumbi), mas vende em qualquer loja de produtos cirurgicos, é um pouco caro mas vale a pena. o valor é em torno de 90 reais. se tiver alguma duvida
      meu email eh
      s2__vivi@hotmail.com

      Excluir
    3. Boa tarde, Clara!
      Tenho uma bebê que agora está com 1 ano e 1 mês...quando ela está assadinha, eu uso o pó para estoma (Adapt Pó Hollister) e passo uma pasta feita com óleo desani, creme para assadura e maisena. É ótimo, com duas aplicações a pele já fica maravilhosa. Meu e-mail é francineider@hotmail.com...se precisar podemos trocar experiências. Grande abraço.

      Excluir
  10. bom dia pessoal
    sou mae de um bebe hoje com 8 meses
    ele nasceu com o anus imperfurado e tambem como a maioria ou todos os bebes fez a cirugia no 1º dia de vida.
    Esse metodo da fralda é bem legal , mas temos que tomar um pouco de cuidado para nao deixar um tempinho a mais eles sujinhos e eles assarem, pois como a maioria sabe ou nao se no bumbum ja assa rapido, imagem na barriguinha.
    Quando vou sair ou viajar uso a bolsa de colostomia mesmo pois proteja mais a pele do bebe por um tempo.
    Meu filho utiliza a bolsa de colostomia da marca HOLLISTER , fornecida mensalmente pelo hospital DARCY VARGAS localizado no MORUMBI.
    Essa informacao sobre este hospital sao poucas as pessoas que sabem, entao informo para as mamaes que necessitam de uma ajudinha a mais, e irem la neste hospital, alem das enfermeiras serem SUPER ATENCIOSAS, os produtos sao gratuitos e muito bons.
    meu filho ainda nao fez e reversao fara daqui uns 3 meses mais ou menos.
    fé em deus que tudo dara certo para todos os nossos filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian, aqui em Brasília as bolsas, gases e pó para estoma também são fornecidas pelo governo.
      Quando seu bebê fizer a reversão quero que vc me diga...estou ansiosa pelo fechamento da colostomia da minha bb, mas ainda não tem data prevista.

      Excluir
    2. Olá seu bb fez a reversão?

      Excluir
  11. Oi renata adorei o seu blog me abriu os olhos meu bb tb nasceu assim nao se adapitou a bolçinha tava usando gases mais suja ele e muita roupa vc e uma pessoa iluminada por deus com as gases ele tava irrado coitadinho acho que ficava incomodado mais agora vai ser diferente vou usar a sua tecnica obrigado que deus te abençoe me adciona la no face geise aparecida ou pelo meu email geiseaparecida93@gmail.com vamos trocar experiencias :):):):):):)

    ResponderExcluir
  12. Renata achei muito valido as dicas, minha bebê também fica igual a sua com fraldinha igual a sua bebê ficou só que agora tá muito assadinho envolta da colostomia e eu já passei vários tipos de medicamento e não tá funcionando estou até um pouco preocupada você tem alguma dica para melhorar Assaduras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu email é andreab.gaia@hotmail.com

      Excluir
    2. Oi meninas amei encontrar esse blog, meu filho tem 1 mês e também fez colostomia desde quando saiu da Neo usa a fralda com gases com óleo de girassol e pomada ao redor diminuiu bastante a assadura mas ainda tem um pouco ao redor, o cirurgião disse que está muito boa a região mas eu fico aflita ele chora muito quando sai as fezes, deve arder e tenho que trocar constantemente, acredito que se não utilizasse a bolsa na neo ele não ficaria assim assado.

      Excluir
    3. Olá querida!
      Bom ver seu comentário aqui, seja bem-vinda!
      Vejo que és nova nesse mundo de ostomizados!
      Eu sou Sula tenho um filho de 3 anos que já hoje vive uma vida normal após 2 anos colostomizado!
      Não sei se viu em nossa página inicial, mas possuímos no facebook um grupo FECHADO de mães com os mesmos casos!
      Lá trocamos dicas, informações , experiências e assim tentamos fazer dessa fase tão difícil algo mais leve pra nós e nossos guerreiros !
      Convido vc a estar conosco lá !!!
      Será muito bem vinda
      Se preferir me mande um email e conversamos melhor !!!
      Estou aqui pra ajudá-la no que for preciso!!
      rcoelho.md@gmail.com

      Excluir
    4. Princess Fest use a pomada Ilex. Ela é um verdadeiro milagre. Cura a pele queimada pelas fezes apos dois usos.Enquanto VC não conseguir adquiri-la de alguém que more nos EUA ou Inglaterra,use centrilan para amenizar. Deus abençoe seu bebê. Meu email kallinne@gmail

      Excluir
    5. Princess Fest use a pomada Ilex. Ela é um verdadeiro milagre. Cura a pele queimada pelas fezes apos dois usos.Enquanto VC não conseguir adquiri-la de alguém que more nos EUA ou Inglaterra,use centrilan para amenizar. Deus abençoe seu bebê. Meu email kallinne@gmail

      Excluir
  13. Meu filho fez a cirurgia de colostomia quando estava na UTI. Entretanto, as enfermeiras não fizeram o curativo direito e formou uma decência, que é uma ferida enorme entre os estomas. Quando ele teve alta da UTI, eu passei a cuidar dele e ele melhorou visivelmente. Limpava o estoma com água destilada e gaze, com suavidade, depois passava a Milagrosa Pomada ILEX. Usei todos os cremes de barreira existentes, só esse fez efeito e rápido. Um verdadeiro milagre notável em duas trocas de fraldas. Ele cura a pele, não apenas melhora. O problema é que só vende nos EUA, então VC tem que encontrar alguém de lá p enviar para VC.

    ResponderExcluir
  14. Meu filho fez a cirurgia de colostomia quando estava na UTI. Entretanto, as enfermeiras não fizeram o curativo direito e formou uma decência, que é uma ferida enorme entre os estomas. Quando ele teve alta da UTI, eu passei a cuidar dele e ele melhorou visivelmente. Limpava o estoma com água destilada e gaze, com suavidade, depois passava a Milagrosa Pomada ILEX. Usei todos os cremes de barreira existentes, só esse fez efeito e rápido. Um verdadeiro milagre notável em duas trocas de fraldas. Ele cura a pele, não apenas melhora. O problema é que só vende nos EUA, então VC tem que encontrar alguém de lá p enviar para VC.

    ResponderExcluir
  15. A pomada ILEX é um verdadeiro milagre. A pele fica perfeita. Meu filho usou todos os cremes de barreira, como Coloplast, e não serviu. O ilex vende nos EUA. Eu pedi a um amigo que mora lá para comprar. Cada pomada custa 80 reais e dura umas duas semanas. Eu chorava ao ver a pele do meu filho. Essa pomada foi a salvação. Meu email é kallinne@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola..meu nome e antonio...eu gostaria de saber se vc ainda tem aquele contato nos para o envio da pomada ilex...preciso muito para o meu filho..ou se pelo menos vc conseguir me dizer em qual loja e cidade seu amigo conseguiu comprar..muito obrigado!!

      Excluir
  16. A pomada ILEX é um verdadeiro milagre. A pele fica perfeita. Meu filho usou todos os cremes de barreira, como Coloplast, e não serviu. O ilex vende nos EUA. Eu pedi a um amigo que mora lá para comprar. Cada pomada custa 80 reais e dura umas duas semanas. Eu chorava ao ver a pele do meu filho. Essa pomada foi a salvação. Meu email é kallinne@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola...vc ainda teria aquele contato nos EUA para a compra da pomada ilex...ou saberia pelo menos me dizer em qual loja e cidade seu amigo comprou a pomada ..estou precisando dela para o meu filho e irá fechar a iliostomia em breve...muito obrigado e uma boa noite

      Excluir
  17. Olá, meu filho nasceu com anus imperfurado também, gostaria de saber de quem o filho fez a reversão se usaram essa adaptação da fralda no lugar da bolsa se foi até a reversão? Pois a quantidade do cocozinho aumenta e vasa, eu tenho até as bolsas em casa mas fico com medo de colocar pois a pele dele irritou muito quando usou a bolsa.

    ResponderExcluir
  18. Olá, meu filho nasceu com anus imperfurado também, gostaria de saber de quem o filho fez a reversão se usaram essa adaptação da fralda no lugar da bolsa se foi até a reversão? Pois a quantidade do cocozinho aumenta e vasa, eu tenho até as bolsas em casa mas fico com medo de colocar pois a pele dele irritou muito quando usou a bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leyd Felicio
      Seja bem-vinda !!

      Eu sou Sula tenho um filho de 3 anos que já hoje vive uma vida normal após 2 anos colostomizado!
      Eu usei esse método da fraldinha até a reversão sim!!!
      Inclusive vazava muito mesmo, mas eu criei uma faixa (que inclusive eu ainda faço pra doar a outras mães no mesmo caso) que sustentava melhor a fralda da cintura e ai evitava muito o vazamento!!!
      Não sei se viu em nossa página inicial, mas possuímos no facebook um grupo FECHADO de mães com os mesmos casos!
      Lá trocamos dicas, informações , experiências e assim tentamos fazer dessa fase tão difícil algo mais leve pra nós e nossos guerreiros !
      Convido vc a estar conosco lá !!!
      Será muito bem vinda
      Se preferir me mande um email e conversamos melhor !!!
      Estou aqui pra ajudá-la no que for preciso!!
      Inclusive se tiver interesse em testar a faixa que criei entre em contato eu lhe enviou uma 😉😉😘😘😘
      Bjsss
      rcoelho.md@gmail.com

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigado por me responder, Sula.Já estou entrando em contato por e-mail. Bjus

      Excluir
    3. Olá Sula, seu filho fez a reversão?? Tem uma vida normal? Me conte a história dele... tô passando por isso com o meu bb de 16 dias... tô desesperada! Bjo

      Excluir
  19. olá gostaria de conversar com vc...me ajudou muito o uso da frauda, quero tirar mais duvidas!

    ResponderExcluir
  20. olá gostaria de conversar com vc...me ajudou muito o uso da frauda, quero tirar mais duvidas!

    ResponderExcluir
  21. Oi qdo retirar a bolsinha tem uma pomada ótima ilex past passa e depois coloca cetrilan .acaba com assadura.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde meu nome é Cristiane gostaria de ter informações de crianças que já fizeram a cirurgia definitiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane
      Meu filho ja fez a definitiva, posso te ajudar!?
      Temos um grupo no facebook tb só de mamães que os filhos precisaram de ostomia, se tiver interesse posso te adicionar lá!
      Trocamos muitas experiencias lá tb!!!
      Bjsss
      Meu email
      rcoelho.md@gmail.com

      Excluir
    2. Sula,por favor, pode me enviar a página do Facebook? Meu bebê acabou de fazer a colostomia, tô precisando desse contato com outras mães... grata!!!

      Excluir
    3. Me mande o face book para eu poder entrar lá meu filho possui colostomia tbmmm

      Excluir
  23. estou aguardando a minha filha ser liberada pelo medico para fazer a reversao e tbm tenhu muitas duvidas ... na vdd duvida , medo tudo junto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina
      posso te ajudar!?
      Temos um grupo no facebook só de mamães que os filhos precisaram de ostomia, se tiver interesse posso te adicionar lá!
      Trocamos muitas experiencias lá tb!!!
      Bjsss
      Meu email
      rcoelho.md@gmail.com

      Excluir
    2. Ola meu nome e Elizangela tenho um filho que nasceu com megacolo e esta usando a bolça de colostomia a 6 dias mais estou tendo muita dificuldade pois a bolça não cola direito e esta irritando a pele dele.o coco dele e líquido sera que tambem fuciona esta método da fraldia

      Excluir
    3. Me passa o nome para achar vcs no face book meu bb está com a colostomia queria muito ajuda

      Excluir
  24. Tenho interesse em participar do grupo, tenho um bebê que fez Colostomia. h_tinhadmais@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  25. Olá bom dia, tenho um bebê que tem colostomia e gostaria de participar do grupo de mães que tem filho com o mesmo caso que eu.drica_camargo20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde também tenho uma bebê ostomizada desde o seu nascimento e gostaria de fazer parte do grupo fechado para trocarmos experiência s e com isso ajudarmos outros papais e mamães.Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me enviei como te encontrar no face ou procure Renata Corrêia

      Excluir
    2. https://www.facebook.com/aparecida.marin.9?ref=bookmarks

      pelo nome Aparecida Marin

      Excluir
  27. Gostei muito da postagem. Meu filho também eh ostomizados. Ele tem 11 anos. Ele usa fralda geriátrica. Mas sempre cubro as duplas bocas da colostomia, com gazes e fecho com a fralda.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde gostaria de dar uma dica tbm para as mamães,sempre que estiver com a pele irritada faça chá de camomila coloque na geladeira espere esfriar e molhe na gazez e coloque no estoma resolve rapidinho eu aprendi no hospital meu filho nunca melhorava da assadura quando fui pra casa eu mesmo cuidando ele graças a Deus melhorou ...

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde gostaria de dar uma dica tbm para as mamães,sempre que estiver com a pele irritada faça chá de camomila coloque na geladeira espere esfriar e molhe na gazez e coloque no estoma resolve rapidinho eu aprendi no hospital meu filho nunca melhorava da assadura quando fui pra casa eu mesmo cuidando ele graças a Deus melhorou ...

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde. Da certo esse método em adultos ? Tenho 27 anos e não consigo me adaptar às bolsas de colostomia

    ResponderExcluir
  31. Olá. Meu bebé tem um mês e uma semana. Tb temos usado as fraldas mas mudo de 3 em 3 hrs pra não ficar muito sujo. Limpo em volta do estoma com uma compressa molhada em óleo de amêndoas doces em seguida passo uma compressa sequinha pra retirar o excesso de óleo e aplico o creme que me deram no hospital, dps pomos o pó nos estomas e coloco a fralda e a outra por cima. Em relação as fitas não usei ainda mas quero experimentar a ver se a fralda não foge tanto. Ele as vezes mexe muito e mexe um pouco a fralda. Diga me qnd e que fizeram a perfuração do ânus e como correu também a recuperação.

    ResponderExcluir
  32. Bom a minha sobrinha nasceu com o ânus inpefurafo, ela já fez a cerugia de colostomia mas tá sendo difícil ela chora muito e sangra é normal alguém pode me explicar, pois a mãe está sofrendo muito com isso, só q ela não usa a bolsa o médico não achou q era necessário..

    ResponderExcluir
  33. Meu filho não se adotou a bolsa estou fazendo isso achei melhor..e ele se adptou

    ResponderExcluir
  34. Tem algum grupo de whatsap?
    Tenho um filho.
    Ostomizado
    Estou sofrendo pois não tem bolsa de colostomia
    Pele dele muito ferida

    ResponderExcluir

Olá!

Deixe seu e-mail para que eu possa responder seu comentário!

Se preferir, nos envie um e-mail para: bebes.ostomizados@gmail.com

Obrigada!